O que é a Ciber-segurança?

A ciber-segurança, também conhecida como segurança informática, é a prática de proteger a informação contra acesso, utilização ou divulgação não autorizados.

O termo “ciber-segurança” foi utilizado pela primeira vez em 1989 por James Martin, que foi o presidente do Conselho Consultivo de Segurança e Privacidade do MIT. O termo tem sido utilizado para descrever uma série de tópicos relacionados com a segurança informática, incluindo a encriptação e a defesa da rede.

A segurança cibernética pode ser definida como um processo que protege a infra-estrutura informática de uma organização contra ataques cibernéticos e outras vulnerabilidades, assegurando a confidencialidade, integridade, disponibilidade e responsabilidade.

A cibersegurança também pode ser definida como protecção contra ameaças cibernéticas que possam estar presentes na infra-estrutura de TI de uma organização, tais como vírus ou malware.

Porque é que a ciber-segurança é importante para o seu negócio

A ciber-segurança é a protecção do seu negócio contra ataques informáticos. É importante que todas as empresas disponham de um programa de cibersegurança para proteger os seus dados, sistemas e redes.

A importância da segurança cibernética não pode ser subestimada, pois é uma componente crítica para o sucesso de qualquer negócio. Um programa de segurança cibernética bem executado ajudará a sua empresa a evitar tornar-se vítima de crimes cibernéticos.

Um programa de segurança cibernética bem executado também ajudará a evitar multas e penalidades dispendiosas por parte de agências reguladoras.

Como proteger a sua empresa contra hackers e cibercrimes

No ano passado, o crime cibernético e a pirataria informática aumentaram, com cada vez mais pessoas a serem vítimas deste crime. A pior parte é que é difícil evitar estes ataques, uma vez que os hackers estão constantemente a evoluir os seus métodos e estratégias para se manterem a par das mais recentes tecnologias.

A melhor forma de proteger a sua empresa do crime cibernético é seguir estas directrizes:

  • Senhas fortes são a melhor forma de manter as suas contas seguras. Mesmo que não disponha de quaisquer outras medidas de segurança, certifique-se de utilizar palavras-passe fortes e alterá-las regularmente;
  • Certifique-se de que instala software antivírus em todos os seus dispositivos para se manter livre de vírus e seguro;
  • Certifique-se de usar autenticação de dois factores sempre que possível;
  • Os sítios Web desconhecidos podem ter ligações maliciosas. Deve ter sempre cuidado ao clicar num link na sua caixa de entrada ou noutro local na Internet.

Sensibilização para a ciber-segurança no local de trabalho

Com o aumento da digitalização, há uma necessidade crescente de sensibilização para a ciber-segurança no local de trabalho.

O primeiro passo para abordar as questões de cibersegurança é compreender o seu significado. O segundo passo é compreender como funciona e porque é importante. O terceiro passo é compreender como a sua empresa pode ser vulnerável e o que pode fazer a esse respeito.

A consciência da segurança cibernética no local de trabalho tem aumentado ao longo do tempo, especialmente com o aumento de ataques cibernéticos, violações de dados, e ataques de resgates.